segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Rainbow Fest - 01/08/09


Com a chegada de agosto, os holofotes se voltam para Juiz de Fora, carinhosa anfitriã da mais tradicional manifestação da cultura gay brasileira. Criação do cabeleireiro Chiquinho Mota, hoje atuando nos bastidores da rica produção, o concurso Miss Brasil Gay 2009 volta ao ginásio do Sport Clube, onde a alegria das torcidas e o close das disputadas mesas superam em muito detalhes como a péssima acústica do local ou a ineficiente estrutura de bastidores. A frustrada tentativa de se elitizar o evento, transferindo-o no ano passado para o histórico Teatro Central, não vingou: dia 15 de agosto, o Miss Gay está de volta ao Sport.


Desde 1998, porém, o finde gay de Juiz de Fora ganhou novos horizontes com o nascimento do Rainbow Fest, o evento político-turístico-cultural do MGM que invadiu a semana, as vitrines, ruas e avenidas da cidade e que espera mobilizar quase 200 mil pessoas em seus cinco dias de realização, em torno de uma programação variada e ininterrupta que exige fôlego e disposição dos participantes.


De 12 a 14 de agosto, o Rainbow hospeda o I Encontro Brasileiro de Gays. Ali, serão debatidas as ações governamentais voltadas para a redução das vulnerabilidades dos homens que fazem sexo com homens. Especialistas de diversos estados trarão suas visões e experiências para o encontro que pretende marcar a posição dos homens gays frente ao que se vem fazendo, levantar propostas e desafios para o futuro.


Noutra vertente, representantes de grupos de ativismo gay serão capacitados para a produção de projetos culturais, numa parceria do MGM com o Grupo Somos, de Porto Alegre. As duas ONGs são responsáveis pelos primeiros Pontos de Cultura com a temática LGBT a serem apoiados pelo governo federal. Serão vinte participantes da região Sudeste, envolvidos em oficinas de produção de projetos culturais, legislação, oportunidades, e a apresentação das experiências concretas dos dois Pontos. Ligada ao tema, a Mostra Diversidade e Cidadania exibe nesses dias onze curtas-metragens sobre a temática LGBT.


A partir do dia 13, quinta-feira, a programação cultural esquenta ainda mais e, além dos espetáculos na cidade do arco-íris, atravessa as noites com as festas eletrônicas que atraem turistas de todo o Brasil e encantam com seus DJs e efeitos de luz e som.


No domingo, fechando a maratona, acontece a sétima Parada do Orgulho Gay de Juiz de Fora, a maior do Estado e uma das mais efervescentes do país. Esse ano, o MGM e a Polícia Militar prometem reforço na segurança, para evitar que se repitam as brigas de 2008. Não à toa, o tema escolhido para a Parada é Juiz de Fora; Juiz de Paz.


Camisinha sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentario.