sábado, 25 de fevereiro de 2012

Última - 25/2/2012




A partir da semana que vem, essa coluna deixará de ser publicada no Magazine de O TEMPO. No momento em que completa 15 anos, o jornal entendeu que já não fazem mais sentido suas colunas temáticas, GLS e Blequitude. A princípio pensadas para garantir a abordagem de temas como a luta dos gays e dos negros ao menos uma vez por semana nas páginas do jornal, perdem o sentido quando passam a ser incorporados pelas outras editorias e se tornam pautas diárias.

Em 2007, quando fui convidado a assumir a titularidade da coluna GLS, entendi que assumia a tarefa de falar sobre homossexualidade para a população em geral, gay ou não. O TEMPO não é um jornal LGBT e a grande maioria de seus leitores não são homossexuais. O desafio seria, portanto, aproveitar esse espaço e desmistificar o cidadão gay e todos os estereótipos construídos em anos de cultura homofóbica e machista. Ao mesmo tempo, a coluna deveria conversar com os homossexuais e atraí-los para o debate.

Assim, falei de tudo: contei minhas histórias, dos amigos, da família. Tive a oportunidade de debater o casamento gay, os assassinatos e a criminalização da homofobia, as novelas, as propagandas e os escândalos. Pude aplaudir as iniciativas inclusivas, as vitórias do movimento LGBT, a mobilização das paradas. Conversamos sobre aids, sobre camisinhas, sobre juventude, filhos, pais, saúde e educação.

Aplaudi o apoio governamental, mas não deixei de criticar as suas artimanhas. Falamos sobre política, sobre comportamento, relações e amor. Com toda essa visibilidade, reencontrei velhos amigos e conquistei novos. Recebi críticas construtivas e outras nem tanto; fui ameaçado de morte e excomungado dezenas de vezes, mas a grande maioria dos que seguiram essa coluna demonstrou respeito. Diante do desafio da tela vazia, me deixei sorrir, chorar e compartilhar o desejo de um mundo menos excludente.

A partir de hoje, os leitores interessados poderão acompanhar meus comentários semanais pela internet, no site http://oswaldobraga.blogspot.com, onde também estão disponíveis todas as 264 colunas publicadas no Magazine.

Gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais ainda são discriminados e demandam atenção especial e políticas públicas específicas que reduzam a homofobia. Porém, é em casa, no seio de seu lar, que aqueles que não são heterossexuais mais sofrem. Espero que esses cinco anos de reflexões semanais tenham ajudado a reduzir a homofobia e a melhorar a vida dos gays mineiros.

Camisinha sempre!

3 comentários:

  1. Oswaldo Braga, que pena!!! concordo que a pauta LGBT devera ser incorpora por todas as editorias e de forma diaria. Porem, nao ha como negar, que suas colunas ou cronicas semanais falam exatamente de nosso cotidiano. Deixar de ler suas ponderacoes e experiencias eh triste e lamentavel. Acho que, de alguma forma, o Jornal deveria manter sua coluna. Pelo menos voce deveria continuar como colunista semanal do jornal.. sua coluna seria publicada em qualquer editoria. Triste com a noticia.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Oswaldo por mais um trabalho bem realizado. Não descanse apesar das conquistas e dos lauréis recebidos. Eu, mesmo que bem de longe (natural do sul do Brasil, residindo no exterior há anos), sempre gostei de ler teus artigos, quicás mais uma prova de sua universalidade. Mas bola pra frente... e, como sempre dizia meu Grossvater Beppler, "Halt dich munter!" Sinceramente, --Paul Beppler

    ResponderExcluir
  3. Caro Oswaldo,

    confesso que eu passei a ler O TEMPO exclusivamente por causa da sua coluna. Aprendi a gostar e valorizar o jornal. Pena! Meus parabéns pelo trabalho sério e esclarecedor! Um abraço,

    Lincoln Rondas

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentario.