sábado, 22 de maio de 2010

A marcha - 22/05/2010


Foto de Alexandra Martins

A ideia de se realizar uma marcha LGBT a Brasília, nos moldes das que fazem centenas de outros movimentos sociais, vez por outra voltava à nossa pauta de discussões. Tomou força em 2008, por ocasião da Conferência Nacional LGBT, mas acabou frustrada por não ter sido proposta pelos grupos majoritários do movimento. Dessa vez, porém, aconteceu, capitaneada com brilhantismo pela ABGLT - Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais - que, na última quarta-feira, esteve à frente da 1ª Marcha LGBT contra a Homofobia, realizada em Brasília.

Ela inaugura uma nova etapa na história de luta dos LGBT em nosso país. Ao invés de uma parada com música eletrônica, milhares de ativistas de todo o país enfrentaram horas e horas de uma desconfortável viagem, noites mal dormidas e pouco dinheiro, para, envolvidos pelas cores do arco-íris, engrossarem o coro dos insatisfeitos com a morosidade na implantação de políticas públicas voltadas para a nossa comunidade.

A marcha foi um sucesso emocionante. O número de participantes é o que menos importa. Segundo Toni Reis, presidente da ABGLT, existem outros números que impressionam. Nos dias que a antecederam, 14 dos 18 ministérios receberam em audiência as comissões LGBT; 537 organizações sociais, entre elas as maiores centrais sindicais e os principais partidos políticos brasileiros, assinaram o manifesto da marcha, endossando os cinco pontos principais reivindicados pelo movimento: a garantia do Estado laico; o combate ao fundamentalismo religioso; o cumprimento do Plano Nacional LGBT, que reúne as decisões retiradas da Conferência Nacional; a aprovação do PLC 122, que criminaliza a homofobia; e o julgamento das ações que se encontram no Judiciário, entre elas um parecer sobre a união estável entre casais homossexuais e a mudança do registro civil de pessoas transexuais.

Imbuída de um caráter pluripartidário, mais de 50 parlamentares de quase todos os partidos tiveram direito ao uso da palavra no carro de som. No gramado da Esplanada dos Ministérios, 198 cruzes lembravam os LGBT assassinados por homofobia em 2009.

Além da renovação dos compromissos do governo com a defesa dos direitos dos homossexuais, aguarda-se para os próximos dias, a assinatura, pelo presidente Lula, do decreto que oficializa o dia 17 de maio como o Dia Nacional de Combate à Homofobia. Se tudo der certo, será a primeira lei federal a favor dos LGBT desde a promulgação da Constituição de 1988. Um dia para não se esquecer jamais.

Camisinha sempre!



Um comentário:

  1. braga desulp usa o comentario do seu blog para te mandar isso, leia e depois me retorne:
    se refer ao programa zine cultural da tvE canal 12 de juiz de fora....

    inicio:

    Olá equipe de produção do zine cultural
    Venho manifestar a indignação que senti ao assistir o programa de sábado 22/05, onde numa entrevista com Marcelo Madureira em que por infelicidade e arrogância própria, o mesmo manifestou opiniões sórdidas a respeito dos!Mineiros, dizendo que mulheres mineiras são "dadeiras", e os mineiros sao "dadeiros". Não bastasse a pouca cultura de cidadania de respeito ao próximo, ainda completou com piadas carimbadas, exaltando sua própria pouca criatividade.
    Nada demais a esperar de um cara como ele, porém o que mais fica indignado é que o entrevistador, cujo nome nem fiz questão de me preocupar em guardar, entrou na onda do Marcelo, por causa da necessidade de ter uma entrevista com um global, sujeitou-se a ter que rir diante daquelas piadinhas sem graça, de ofensa ao povo de minas, especialmente a comunidade gay de juiz de fora, a qual a anos vem lutando por seu direto respeitando a diversidade cultual de todos, realizado eventos reconhecidos ate pela UNESCO, e MINISTERIO DA SAUDE, pela luta contra a AIDS enfim, e traz para juiz de fora uma visibilidade que exalta sua capacidade de turismo onde movimenta todo ano mais de seis milhões de reais, em quatro dias de festa. Outro ponto é o quanto temos de carinho e apreço pelo zine, uma vez que em todos os eventos, na comunidade de mídia e comunicação as portas estão sempre abertas, para o mesmo, gostaria de deixar aqui meu repudio, e esperando ao menos uma nota de retratação, sobre o caso.
    Obrigado



    transcrito na integra..
    mandei esse comentario , para a paginda de contato do site, espero que deem resposta, caso você nao tenha assistido o programa, soliite o video , ou procura no you tube , forte abraço!

    Rafael

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentario.