sábado, 9 de junho de 2007

São Paulo cheia de orgulho – 09/06/2007




É sempre um prazer estar em São Paulo. Particularmente nesses quatro dias, quando a cidade respira orgulho por todos os lados. O orgulho de ser a maior cidade do Brasil. Uau! Como São Paulo é grande! Tudo aqui é grande. Os prédios gigantescos " estão construindo um residencial com mais de 40 andares!
Carros e mais carros e mais carros: com certeza os maiores engarrafamentos do Brasil, nem tanto motivo assim para se orgulhar. E gente: milhões de anônimos que se cruzam e se desconhecem, como uma fila de formigas, umas indo, outras vindo, tocando-se ligeiro com o olhar que não vê.
O orgulho de estar recebendo cerca de 100 mil turistas GLBT para a maior Parada do mundo, que acontece no domingo. Sob o lema "Por um Mundo sem Racismo, Machismo e Homofobia", que está sendo adotado pela maioria das paradas gays do Brasil, 3 milhões de gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais, pansexuais, metrossexuais e até heterossexuais se deslocarão, entre palavras de ordem, sorrisos, músicas e irreverência, da Paulista à Consolação, celebrando a diversidade e mostrando-se contra os preconceitos.
São 25 trios elétricos, entre eles o trio "Gays de Minas", puxado pelo MGM, que marca a presença do movimento GLBT de Minas Gerais no evento. Orgulho também de sua beleza.
Como está bonita a cidade! Adornado pelo Viaduto do Chá, o Teatro Municipal, fontes e jardins restaurados e iluminados, o Vale do Anhangabaú recebeu a Feira Cultural GLBT 2007, evento que integra a programação da Parada e que seguramente reuniu mais de 150 mil pessoas em torno de barracas institucionais de produtos voltados para o segmento GLS, alimentos e bebidas. Tudo isso embalado pelos shows das tão queridas drag queens, que constroem sua fama e popularidade nos palcos da vida noturna GLS. Dezenas delas, lindas e talentosíssimas em seus figurinos, dublagens e performances.
Orgulho de estar abrindo o caminho para as outras mais de cem paradas que acontecerão em todo o Brasil durante o ano de 2007. O governo brasileiro entendeu que essa manifestação massiva ajuda a combater os preconceitos. Entendeu que as paradas não são somente momentos de alegria, mas manifestações da cultura de uma comunidade que faz parte do nosso país. E que precisa de ações afirmativas para ser incluída e resgatada da marginalidade negativa. Assim, importantes órgãos governamentais estão envolvidos no apoio à Parada de SP, entre eles os Ministérios do Turismo e Esporte, a Prefeitura de SP e grandes patrocinadores, como a Caixa Econômica Federal e a Petrobras.
Encontramos também uma cidade orgulhosa de seus homossexuais. Estamos sendo recebidos de braços abertos pelos paulistanos, como gays e lésbicas, com carinho e consideração. Seja pelos R$ 200 milhões que estarão sendo injetados na economia local pelos turistas GLS que desembarcam em Sampa, seja pela alegria que invade a cidade com a presença dos gays em todos os cantos, seja pelo reconhecimento de que a Parada se incorporou definitivamente ao calendário oficial da cidade, estamos sendo muito bem recebidos e tratados como verdadeiros cidadãos. E essa sensação é muito gostosa.
Orgulhosos também estão os organizadores da Parada. Somente na entrevista coletiva de lançamento do evento, 80 órgãos de imprensa, nacionais e internacionais, compareceram para conhecer os detalhes. Todas as atenções da mídia estão voltadas para cá. É o momento certo para quebrarmos estigmas, destruirmos estereótipos e derrubarmos preconceitos. É o momento certo para reconstruirmos uma imagem positiva dos homossexuais e desconstruirmos essa avalanche de conceitos errados que tanto nos condenam.
É uma oportunidade ímpar de fazermos chegar mensagens positivas aos homossexuais: de conscientização de direitos, de promoção da saúde, de prevenção às DST e Aids, mas também de abrir portas para o comércio e a indústria oferecerem seus produtos ao segmento GLBT, construir relações, conquistar simpatia. Os homossexuais representam um mercado que não pode ser desprezado e que tem encantado fabricantes dos mais diversos produtos, que vão do carro de luxo a refrigerantes, passando por telefones celulares, moda, bebidas e cigarros.
Finalmente, estamos celebrando aqui o orgulho de sermos gays, motivo maior das paradas e que representa tanto para nós. Orgulho entendido como o contrário de vergonha, esse sentimento que sempre esteve ligado à nossa sexualidade desviante e que aos poucos vem sendo substituído.
Orgulho entendido como essa sensação deliciosa de se sentir bem tratado, bem recebido e bem-vindo. Sem fingir, sem disfarçar. Assim, do jeito que a gente é.
Camisinha sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentario.