sábado, 1 de outubro de 2011

Jovens gays - 01/10/2011


Em 1990, cerca de 30% dos jovens de 15 a 24 anos doentes de Aids tinham se infectado em relações homossexuais. Em 2009, esse percentual já ultrapassava os 54%! Desde 1990, foram cerca de dez mil casos de Aids entre esses jovens gays. Um problema sério, que extrapola o âmbito da saúde e envolve toda uma rede que inclui o núcleo familiar, a escola e demais serviços públicos.

A dificuldade da abordagem da vulnerabilidade e exposição ao risco dos jovens gays se constitui hoje num dos mais sérios desafios para o enfrentamento da epidemia da Aids no mundo.

O impasse começa na abordagem do tema. Conversar e obter informações sobre homossexualidade em um espaço seguro e desprovido de preconceitos ainda é tarefa árdua. As ações nesse sentido não se convertem em políticas públicas e muitas vezes constituem-se iniciativas isoladas de alguns abnegados gestores ou raros pais compreensivos que abrem o diálogo, orientam e acompanham o desenvolvimento sexual de seus filhos gays.

Se para os adolescentes em geral a dificuldade de espaços de debates e acesso à informações sobre sexualidade como um todo já é um problema, quiçá para se tratar das homossexualidades.

A discussão sobre o direito dos jovens à informação e autonomia sobre suas práticas afetivo-sexuais ainda não conseguiu se livrar de conceitos morais limitadores que dificultam seu processo de tomada de decisão, expondo-os a relações sexuais de risco. Some-se a isso a dificuldade de acolhimento nos serviços públicos e de acesso aos insumos de prevenção, como a camisinha.

É preciso que os progressistas se manifestem. Ao contrário do que alardeiam os conservadores, nem todos os pais e professores são contrários, por exemplo, à distribuição de camisinhas nas escolas, através das máquinas dispensadoras que, de certa forma, manteriam a privacidade dos hábitos sexuais de alunos e alunas. Nem todos são contra as ações de combate à homofobia nas escolas e muitos concordam com a necessidade de se capacitar e instrumentalizar os professores para que saibam como abordar o tema.

É fundamental entendermos que a abordagem dessa questão entre os jovens gays é urgente. São quase 500 novos casos de Aids por ano. A cada dia que evitamos o assunto, pelo menos um jovem gay adoece de Aids no Brasil. E o assunto continua fora da pauta.

Camisinha sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentario.