sábado, 9 de julho de 2011

Eventos - 09/07/2011



Minas Gerais se prepara para sediar dois importantes eventos cujo foco principal será a Aids e os gays e HSH (homens que fazem sexo com homens). Ambos são organizados pela sociedade civil e foram aprovados pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde no recente edital de apoio a eventos nacionais e regionais sobre o tema.

De 4 a 7 de agosto, as atenções se voltam para São João del Rei, onde acontecerá o 1º Encontro Sudeste de Jovens Gays e HSH. A ideia do MGRV (Movimento Gay da Região das Vertentes) é discutir as políticas de prevenção focadas nesse segmento. Cerca de 50 jovens gays debaterão suas principais dificuldades no enfrentamento da Aids e os fatores que os tornam um dos segmentos em que a epidemia mais cresce.

"O poder público ignora a forma como os jovens veem o mundo e se comunicam. As ações de prevenção da Aids hoje não refletem nossa realidade e não conseguem sensibilizar os jovens gays para se cuidarem", declara Carlos Bem, presidente do MGRV e coordenador geral do evento.

Os debates se estenderão à defesa dos direitos humanos e à falta de políticas descentralizadas e efetivas de combate à homofobia.

"Poucas prefeituras estão comprometidas ou possuem planos municipais de enfrentamento da epidemia ou políticas de direitos humanos. Isso contribui muito para o crescimento da fragilidade dos jovens gays diante das DST e da Aids", completa.

Logo depois, de 17 a 19 de agosto, Juiz de Fora receberá o 1º ENGAIDS - Encontro Nacional de Gays e HSH. Com o tema Desafios para a Prevenção às DST - Aids - HIV, o evento espera atrair 150 participantes de todo o país.

"Os maiores especialistas no assunto estarão debatendo e propondo ações específicas para os homens que têm relações sexuais com outros homens, entendendo que a abordagem da prevenção e as características da epidemia são diferentes entre gays, lésbicas, pessoas trans e bissexuais. O foco do ENGAIDS está nos gays e bissexuais, nos quais os dados mostram uma maior concentração da epidemia", justifica Marco Trajano, presidente do MGM - Movimento Gay de Minas, ONG que está promovendo o evento.

Segundo Trajano, apesar dos esforços, as pesquisas mostram que a situação entre gays e HSH continua grave. "Ainda representamos 40% dos homens infectados pelo HIV. As pesquisas mostram que a prevalência do vírus entre gays e HSH atinge 10,5%, índice bastante significativo quando comparado aos 0,8% de infectados entre homens heterossexuais na mesma faixa etária", aponta. O ENGAIDS acontece paralelamente ao tradicional Rainbow Fest e conta com o apoio do programa de Aids da Prefeitura de Juiz de Fora.


Camisinha sempre!

2 comentários:

  1. Olá, Oswaldo. Visitei o seu site, mas não consigo entrar em contato com você. Gostaria de tirar uma dúvida de como proceder, e acho que você poderá me ajudar. Como faço para lhe escrever? Desde já agradeço. Eduardo.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Eduardo. Meu email é oswaldobraga@gmail.com.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentario.