sábado, 23 de outubro de 2010

Deputado gay - 23/10/2010



Toda eleição é a mesma coisa: animados e desmemoriados LGBTs se candidatam na esperança de que a comunidade homossexual se una em torno de seus nomes e os elejam. Faz sentido. Afinal, as estatísticas confirmam que somos muitos, representamos uma camada significativa da população e, apesar disso, continuamos desprovidos de direitos básicos.

São esses abnegados militantes que se lançam acreditando no apoio efetivo de seus partidos através do investimento em propaganda, tempo na TV e todas essas despesas sem as quais ninguém se elege. No final, o que se vê é a troca do brilho de esperança no olhar pelo das lágrimas. Derrotados buscando justificativas no erro dos outros, sem conseguir admitir que o recorte da orientação sexual não seduz os eleitores, nem mesmo os homossexuais.

Ano após ano, os resultados permanecem aquém do esperado. Atônitos, nossos candidatos percebem que o caminho da militância política partidária, o único possível para um avanço na conquista de poder, ainda esconde, sob o manto da falsa simpatia e do acolhimento interesseiro, uma carga de homofobia que represa o avanço de nossas conquistas.

Já tivemos muitos candidatos homossexuais eleitos. Nenhum deles, entretanto, a partir de uma mobilização da comunidade LGBT. O falecido deputado Clodovil Hernandes, por exemplo, não foi eleito pela comunidade gay. Ao contrário, se posicionou contra algumas de nossas mais fundamentais bandeiras e chegou a ser vaiado por ativistas no Congresso.

Por todo o país, os raros LGBTs campeões de votos se confundem com os "Tiriricas": candidatos eleitos pelo voto da chacota e do desrespeito. Foi assim com a dançarina travesti Léo Kret, em Salvador, ou o vereador Galo Véio, mineiro de Formiga, ambos vitoriosos entre risos, gozações e menos valia. Vereadores tão significativos quanto os históricos rinoceronte Cacareco, na década de 50, ou o chimpanzé Macaco Tião, terceiro colocado na eleição para prefeito do Rio, em 1988.

Nessa triste eleição de 2010, apesar de termos sido ignorados nos arranjos políticos e de vermos nossas bandeiras desconsideradas por candidatos que se ajoelharam aos pés da cruz, juraram devoção a livros sagrados ou bateram palmas nos terreiros de candomblé em troca de votos, o Brasil conseguiu contabilizar uma importante vitória: o jornalista Jean Wyllis se elegeu deputado federal pelo Rio de Janeiro. Alçado à popularidade pela sua participação no "Big Brother", Jean é um dos mais brilhantes defensores de nossas bandeiras e com certeza representa, hoje, uma esperança efetiva para os LGBTs brasileiros.


Camisinha sempre!

2 comentários:

  1. Querido! Maravilhoso o seu artigo! Perfeito! Posso reproduzi-lo no meu Blog?! É http://gasparinif.blogspot.com. Meu email é fernandogasparini@yahoo.com.br. Abração!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Oswaldo! Você sumiu de JF... Logo agora que eu comecei a frequentar o MGM, você parece que não está na cidade. Retorna? Quando? Uma dúvida: sabe o que é preciso para postar um artigo no site do MGM? Grande abraço!

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentario.