sábado, 17 de julho de 2010

Na TV - 17/07/2010



Uma relação de amor e ódio. Entre trancos e barrancos, a TV e o movimento LGBT se perdem entre aplausos e vaias, exaltações e indignações. Das novelas à abordagem jornalística; dos programas de humor ao humor da vida real nos programas mundo-cão, os gays estão na pauta e, consequentemente, nos lares brasileiros.

Nos últimos anos, o tema homossexualidade tem circulado não só pelos corredores das TVs, mas também pelas suas editorias. O universo LGBT já esteve nas lentes da política, da violência, do turismo, dos direitos, da discriminação, do bizarro, do marginal e da contra-cultura que desperta tanto o interesse da população e gera audiência.

Aplaudimos a novela que aborda o amor gay, cobra respeito, revela dores, relações cotidianas e expõe o debate sobre a orientação sexual e identidade de gênero a quem esteja diante do aparelho. Assim, o amor entre pessoas do mesmo sexo desperta suspiros em conservadores telespectadores que torcem para que duas garotas apaixonadas consigam viver juntas e adotar uma criança; ou que o filho do patrão consiga vencer seus temores e se revelar apaixonado pelo capataz. Mas, no capítulo seguinte, essa mesma audiência concorda com a eliminação do casal de lésbicas, mesmo que seja com o desmoronamento de um shopping center sobre suas cabeças; ou concorda com a censura ao beijo não trocado entre dois homens, que se amaram até o último capítulo da novela.

Não é a mídia que faz a notícia, mas influencia sua interpretação, seja através da abordagem do assunto, seja da completa desconsideração de sua relevância. Mas, chega um momento em que ela não tem como ignorar os fatos e a mobilização das paradas, os assustadores crimes homofóbicos ou o casamento gay, como aprovado na vizinha Argentina, ganham os holofotes.

A relação entre a homossexualidade e a TV, principalmente como difusora de valores negativos, depreciativos e caricatos é o tema da pesquisa à qual se dedicou durante dois anos o jornalista Irineu Ramos Ribeiro e que resultou no livro "A TV no Armário", que estará sendo lançado em Belo Horizonte, na SBS (Special Books Service - Paraíba, 1323) na próxima quinta, dia 22/7, às 18h30. O livro, ao mesmo tempo em que se debruça sobre os conceitos pós-modernos da Teoria Queer - que rejeita a heterossexualidade como referência para o normal, nos revela um outro olhar sobre cenas que fizeram parte da nossa rotina diária diante da telinha e que digerimos autômatos, sem perceber os danos provocados pelos seus (pré)conceitos ocultos.

Camisinha sempre!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentario.