sábado, 6 de março de 2010

Fórum LGBT - 06/03/2010



As organizações do movimento gay anunciam a criação do Fórum pela Saúde e Direitos Humanos LGBT de Minas Gerais, uma das mais democráticas iniciativas da rede que reúne nove associações fundadoras - presentes no ato de sua criação, no final de janeiro - e vem recebendo a adesão de outras tantas espalhadas pelo interior do Estado. Hoje são cerca de 30 núcleos defendendo e promovendo os direitos dos LGBTs mineiros.

O fórum se propõe a fortalecer a luta dos homossexuais, ampliar sua representatividade e buscar mais efetividade nas políticas públicas do Estado e municípios: um elo entre as organizações LGBT e o governo de Minas, o que não é uma tarefa fácil, já que andam em pé de guerra.

Por mais que grite, a sociedade civil LGBT e suas reivindicações vêm sendo solenemente ignoradas pelo governo Aécio Neves. Tradicionais parceiros governamentais do movimento, como a Saúde e, mais especificamente, a Coordenação Estadual DST-Aids ou a Subsecretaria de Direitos Humanos - cujo titular e principal negociador com o movimento LGBT, o ex-deputado João Batista Oliveira, faleceu em dezembro 2009 -, abandonaram compromissos, desconsideraram as estatísticas e a magnitude dos problemas advindos da homofobia e desprezaram quase duas décadas de uma parceria que chegou a ser considerada modelo para todo o país.

No âmbito da sociedade civil, o surgimento do Fórum LGBT revela uma divisão no já debilitado movimento de luta contra a Aids de Minas Gerais cuja discordância fundamental esbarra nos rumos que vêm tomando as relações entre governo e sociedade civil, orientada por algumas lideranças influentes. Novamente a falta de políticas claras por parte do governo acaba privilegiando alguns grupos e segmentos em detrimento de outros.

Em suma, apesar de os gays significarem cerca de 40% do universo de homens com Aids, os recursos se voltam cada vez menos para projetos de prevenção destinados à nossa população e contemplam os que se revelam menos polêmicos ou afinados com os interesses dos amigos do poder.

Com o surgimento do Fórum LGBT, nasce uma nova instância de diálogo com o governo de MG capaz de estabelecer uma interlocução direta com todas as regiões e com a maioria dos homossexuais do Estado, o que pode significar uma resposta direta, rápida e efetiva ao enfrentamento da homofobia e da epidemia da Aids em nosso Estado. Sem contar que estamos falando de um fórum cujas organizações reúnem uma camada significativa de eleitores que buscam nelas ajuda para a defesa de seus direitos, informações e principalmente camisinhas. Sempre!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentario.