sábado, 10 de março de 2012

Oscar Gay - 10/3/2012


Ferramenta preciosa, se bem utilizada, as listas têm feito parte do repertório de estratégias de pressão dos movimentos sociais em todas as áreas. As listas sujas denunciam os incorretos e dão visibilidade a grandes momentos de desrespeito às causas que servem. As listas limpas valorizam grandes feitos e reconhecem atitudes dos que colaboram para um mundo melhor. Ter o nome numa lista suja pode macular sua imagem enquanto tê-lo numa lista limpa abre portas e angaria simpatia. Existem listas sujas e limpas do meio ambiente, do trabalho escravo, dos candidatos a cargos públicos, e a do movimento gay, criada e mantida pelo GGB - Grupo Gay de Bahia, uma das organizações campeãs na utilização do marketing de massa para promoção da nossa causa.

Portanto, não é de se espantar a enorme repercussão alcançada pela relação dos contemplados com o "Oscar Gay 2012", divulgada no dia 7 de março, quando se definem os vencedores dos troféus "Triângulo Rosa", aos simpatizantes; e "Pau de Sebo", aos opositores dos homossexuais.

Entre os contemplados com o "Triângulo Rosa" estão os Ministros do Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justiça pela legalização do casamento homoafetivo; os governadores Sérgio Cabral, Geraldo Alckmin e, por ter se pronunciado a favor do conturbado kit "Escola sem Homofobia", o mineiro Antônio Anastasia. Entre as celebridades, o ator Marco Nanini por assumir-se gay, os jogadores de futebol Edmundo e Toninho Cerezo, por declararem amor incondicional a seus filhos gay e transexual; o Arcebispo de Maceió e a Igreja Evangélica Luterana por apoiarem os direitos da população LGBT; os deputados federais Jean Wyllys e Romário e os esportistas Vanderley Luxemburgo e Bernardinho, por se oporem à homofobia.

Pau de Sebo

Já o "Pau de Sebo", a lista suja do GGB, caiu como uma bomba em Brasília: a presidente Dilma Rousseff encabeça uma lista de 36 famosos graças às trapalhadas do kit "Escola sem Homofobia" que culminou com seu veto e suas declarações autoritárias e excludentes, quando trouxe a si as decisões sobre qualquer ação governamental que envolvesse os "costumes". Ao seu lado, nao menos incorretos, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pela censura à campanha de prevenção à aids para gays no Carnaval, o Bispo de Guarulhos, o reitor da Universidade Mackenzie e uma dezena de deputados, senadores e vereadores por suas declarações homofóbicas. A lista inclui o ator Marcelo Serrado que, apesar de encarnar o estereotipado homossexual Crô, na novela global das 21h, declarou não concordar com a exibição do beijo entre dois homens na TV brasileira. A lista continua com o pugilista Minotauro, a Torcida do Palmeiras e outros.

Segundo o fundador do GGB e do Oscar Gay, professor Luiz Mott, “nunca, na história deste país, um presidente ganhou o Troféu Pau de Sebo. Lula e FHC foram homenageados com o Triângulo Rosa, e até Collor, por ter sido o primeiro presidente a falar em cadeia nacional no Dia Mundial da Aids”.

Mais que o vexame de ter o nome na lista do "Pau de Sebo", é importante que a sociedade debata o assunto, reconheça a posição de nossos líderes e celebridades e o quanto colaboram ou prejudicam a construção de um país sem homofobia.

Conheça aqui a lista completa e suas explicações.

2 comentários:

  1. Espero que esses fatos nos facam pensar em quem votar e em como votar nas eleicoes de outubro proximo! Tudo eh ideologico! Apesar de nao estar na lista do Mott parabenizo tambem o Volei Futuro pelo apoio dado a homofobia sofrida pelo Michel e pelo racismo sofrido pelo Wallace do Cruzeiro. Curiosamente foi a torcida desse clube (Cruzeiro) que foi homofobica com Michel. Talvez seja aquele velho ditado valendo: Aqui se faz, aqui se paga!

    ResponderExcluir
  2. Não elegendo posteriormente os ganhadores do pau de sebo como Padrinhos ou Madrinhas da Parada Gay, por mim a lista está adequada.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentario.