sábado, 7 de janeiro de 2012

Efeminados - 7/1/2012


Alguns de nós nascemos efeminados, ou afeminados, com uma natureza mais suave, muitas vezes, refletindo-se no próprio corpo, em traços mais delineados, lábios grossos ou gestos delicados. Os efeminados são rejeitados desde cedo e convivem com a equivocada relação entre feminilidade e homossexualidade. Apesar de os gays se mostrarem menos presos às amarras dos padrões de comportamento masculino, existem homens naturalmente efeminados e nem por isso orientados sexual e afetivamente para as pessoas do seu mesmo sexo. 

O comportamento efeminado se destaca entre os gays, independe de fronteiras e se espalha pelo mundo inteiro. Entre nós, existem aqueles que realmente procuram se fazer femininos, por um desejo latente de se comportar como as mulheres. Outros, simplesmente, são o que são e não veem motivos para se enquadrarem às expectativas dos outros. 

A mais nova polêmica trazida à tona pelo antropólogo Luiz Mott foi a lista de conselhos aos gays para promoverem uma imagem positiva dos homossexuais e colaborarem para a desconstrução dos estereótipos que nos perseguem. Mott recomenda que gays se comportem abertamente como gays, que revelem sua homossexualidade sempre que possível e rebatam informações equivocadas sobre o tema; que sejam solidários e defendam-se uns aos outros; que namorem e manifestem carinho em público, notadamente diante das novas gerações, para que se habituem a novos arranjos afetivo-sexuais. 

Quando o professor recomendou que se "adote postura, poses e gestos que revelem a olho nu que é homossexual", a polêmica se instalou e o assunto se esvaiu para a feminilidade, entendendo-se que ela se confunde com a afetação tão familiar aos gays e tão revolucionária à medida que desafia o machismo e constrói um novo jeito de ser homem: a "pinta". 

O assunto desperta paixões e divide opiniões entre os que sonham com gays heterossexualizados que não exponham sua orientação sexual quando a seu lado, e os que se sentem rejeitados por sua feminilidade e defendem seu direito de ser natural. Seja como for, a iniciativa, nos moldes das campanhas inglesas "promote homosexuality", busca reverter a ideia de que a apologia da homossexualidade seja ruim. O que é bom. 

Camisinha sempre!

3 comentários:

  1. Oi Jr,

    parabéns pelo texto brilhante que nos leva a reflexão. Abraço,

    Lincoln.

    ResponderExcluir
  2. Olá bom dia
    O Portal de vcs foi indicado ao Destaque Mix 2011
    O Premio para os vencedores é de 3 mil em publicidade no grupo
    Faça sua campanha de divulgação...
    Boa sorte
    Radio Alternativa Mix
    www.alternativamix.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Oswaldo, estou interessada em escrever sobre o dia da visibilidade transex e acabei chegando ao seu blogue. Como posso fazer uma entrevista com você?

    Obrigada pela atenção, Charô.

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentario.