sábado, 7 de agosto de 2010

Rainbow Fest - 07/08/2010



O MGM - Movimento Gay de Minas abre, segunda-feira, 9, a décima terceira edição do Rainbow Fest, que desde 1998 atrai homossexuais de todo canto para celebrar a diversidade em Juiz de Fora. Além de uma vasta programação cultural, o evento se propõe a ser um momento de captação de recursos que ajudem a sustentar o MGM e manter os serviços que presta à comunidade LGBT durante todo o ano.

Para isso, criaram oportunidades de colaboração, como os blocos que ladearão os carros de som na Parada Gay e que pretendem colorir a principal avenida de Juiz de Fora com as cores do arco-íris.

Tudo começa com um seminário voltado para a capacitação de professores, quando a equipe do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da UFMG leva para o Rainbow Fest as oficinas do projeto Escola sem Homofobia. A partir de quinta-feira, temas como política e eleições, mídia, homofobia e saúde serão apresentados em mesas de debates com grandes experts do mundo gay, entre eles o antropólogo da UFBA e fundador do Grupo Gay da Bahia, Luiz Mott.

Mott traz a Minas seus estudos e estatísticas sobre os assassinatos homofóbicos no Brasil e nas Gerais. Vai analisar conosco o espantoso crescimento de 75%, entre 2008 e 2009, quando 14 crimes de ódio contra homossexuais mineiros foram localizados na imprensa ou denunciados pela sociedade civil. Dentre as vítimas, oito travestis.

As atividades culturais - festas e shows - começam na quarta-feira e vão até domingo, num espaço batizado de Cidade Rainbow, no centro de Juiz de Fora, onde ficam instalados o palco e a área de alimentos e bebidas.

O ápice da movimentação acontece no sábado, 14, quando sai às ruas a oitava Parada do Orgulho Gay de Juiz de Fora que pretende arrastar 160 mil pessoas a favor da diversidade e contra o preconceito. Com um novo trajeto que se estende por toda a avenida Rio Branco, a Parada fará uma manifestação solene em frente à prefeitura, no Parque Halfeld. Ali será cantado o hino nacional e os participantes fazem o beijaço, em referência à Lei Rosa que penaliza quem proibir manifestações de afeto entre pessoas do mesmo sexo e que projetou a cidade para todo o Brasil.

Ainda no sábado à noite, a mais tradicional e peculiar manifestação cultural LGBT do Brasil: o 34º Concurso Miss Brasil Gay, onde o transformismo ganha um tapete vermelho no ginásio do Sport Clube para desfilar seu luxo e glamour. Imperdível!

Camisinha sempre!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentario.