sábado, 7 de junho de 2008

Lula é S – 07/06/2008


GLS: gays, lésbicas e simpatizantes. Por menos que pareça, ser simpatizante também exige coragem. Se por um lado a cultura homofóbica ainda cultiva o ditado "diga-me com quem andas e te direi quem és", por outro existem pessoas que não se preocupam com isso. Felizmente.
Corajoso, o presidente Lula esteve no meio de nós durante a solenidade de abertura da 1ª Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, falou conosco, olhou nos nossos olhos e cravou na história um dos mais significativos fatos do nosso movimento. Isso mesmo: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve presente na abertura da Conferência, em Brasília, cercado por ilustríssimos ministros e secretários e secretárias de estado; deu-nos as boas-vindas, se comprometeu a colocar em prática as propostas geradas nesses três dias de trabalho e se disse honrado de ser o primeiro presidente do planeta a convocar uma conferência para tratar de políticas públicas para a população GLBT.
A noite do dia 05 de junho de 2008 foi realmente muito emocionante. Começou com o Ministro Paulo Vanucci, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos que brilhou: "A homofobia é incompatível com a democracia", lembrando que nenhum cidadão brasileiro será obrigado a usar um triângulo rosa para identificar sua orientação sexual – e ser discriminado, como fomos durante o holocausto nazista. O lugar do cidadão gay brasileiro é no Brasil, gozando dos direitos que todos possuímos.
Depois vieram as falas da sociedade civil, disputadíssimas, que ficaram sob a responsabilidade de um gay, uma lésbica e uma travesti. Levantaram aplausos e conquistaram a simpatia da mesa e dos presentes.
Fernanda Benvenutti, travesti sergipana, membro da Associação Nacional de Travestis, denunciou a verdadeira chacina que vem acometendo o segmento no Brasil. Lembrou que por trás dessa iniciativa do governo passaram-se muito desrespeito, humilhações e mortes que precisam ser detidas a qualquer custo.
Toni Reis, presidente da ABGLT – Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, sempre bem humorado, mas visivelmente emocionado, quebrou o gelo, o protocolo e tratou intimamente o casal presidencial por Lula e Mariza. Deixou claro o que esperamos dessa Conferência e levantou a platéia em coro: "Nem menos, nem mais: direitos iguais!".
Mas, o presidente Lula conseguiu roubar a cena. Repetiu sua autodefinição metamorfósica ambulante e lamentou a ausência de um número maior de parlamentares naquele momento: "Com certeza, olhariam para vocês com cara de espanto e constatariam: são iguais a gente." Recebeu um boné e uma bandeira do arco-íris e não se intimidou em deixar-se fotografar exibindo as nossas cores.
Foi um começo digno de registro. O presidente, com certeza é "S".
Camisinha sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentario.