sábado, 18 de agosto de 2007

Sob a égide do arco-íris – 18/08/2007


Hoje acontece a 5ª Parada da Cidadania e do Orgulho GLBT de Juiz de Fora, Zona da Mata mineira. Seria somente mais uma, dentre as 18 que acontecem em nosso Estado em 2007, mas a Parada de Juiz de Fora encerra o 10º Rainbow Fest, o que faz com que seja o clímax de uma série de eventos paralelos que, além da expectativa da data, provocam o envolvimento de toda a cidade, em todos os aspectos.
Tudo começou na quarta-feira, dia 15, quando a avenida Rio Branco despertou decorada com bandeirinhas do arco-íris. Ao cair da tarde, as luzes da praça Antônio Carlos encantaram os olhos da população e a curiosidade dos passantes. Ali, no centro da cidade, cercada de prédios históricos, patrimônios de Juiz de Fora, a "Cidade do Arco-íris" brilhou como uma joia.
Naquele momento, a população começou a conviver efetivamente conosco, com a nossa linguagem, nossa cultura, nosso jeito de ser. Os códigos aos poucos se alteraram: portar as cores do arco-íris já não mais denuncia ninguém. É motivo de orgulho. A cidade inteira é arco-íris.
Estar inserido no contexto do evento passa a significar civilidade, maturidade, respeito à diversidade. Os heterossexuais que participam do Rainbow Fest se sentem parceiros e se colocam um passo à frente na busca de um mundo melhor: preconceito é ridículo; próximo assunto.
Todos os homossexuais da cidade participam; o evento é unânime entre gays, lésbicas, bissexuais e pessoas trans. As diferenças se apagam e o espírito que impera é aquele que gostaríamos que fosse desde sempre e que, aos poucos, vamos conseguindo fazer nascer nessa próspera cidade encravada nas montanhas de Minas: os homossexuais existem e têm sido motivo de muito orgulho para Juiz de Fora.
Por todo canto os comentários são sempre positivos, sempre elogiosos e principalmente interessados. As pessoas querem saber mais, querem entender as siglas, querem ser politicamente corretas. Procuram se inteirar das nossas bandeiras, leem sobre nossas lutas, comentam sobre assuntos que habituamos a ver debatidos só no nosso meio. Os juizforanos estão se envolvendo e colaborando para que a cidade seja cada vez mais amistosa e receptiva aos homossexuais.
Tudo isso se transborda hoje, dia da Parada. As pessoas se preparam para ela. Planejam suas roupas, traçam estratégias de acesso, formam grupos, se enfeitam, abrem um sorriso e vão para as ruas dançar, brincar, se divertir. Vão com a consciência do valor cívico do evento e aguardam ansiosos o momento de cantarmos juntos o Hino Nacional. Sabem que vão ouvir nossas palavras de ordem, sabem que vão ver nosso afeto, e sabem que estar presente naquele momento significa abrir os olhos para que as pessoas sejam menos invasivas e sigam seus próprios caminhos, compreendendo e respeitando nossa individualidade.
A previsão é de 100 mil pessoas na Parada e 150 mil em todas as atividades da semana. 10 mil turistas GLS que estão injetando significativos R$ 4 milhões na economia local. Ou seja, nesses dias o tema homossexualidade se insere na vida da cidade por todas as vias, seja na luta cidadã pela garantia de direitos, seja na economia, na cultura ou no comércio. E isso, definitivamente, faz com que um imenso arco-íris abençoe Juiz de Fora nesses dias.
Camisinha sempre! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentario.