sábado, 11 de agosto de 2007

Lideranças e liderados – 11/08/2007


A organização dos homossexuais tem nos revelado uma série de barreiras a serem assumidas e enfrentadas por nós. A primeira delas diz respeito à nossa invisibilidade. A maioria dos gays, lésbicas e bissexuais ainda se encontra no armário. Além de causar males irreparáveis à nossa saúde e psique, a invisibilidade é um dos principais empecilhos à nossa organização enquanto grupo. Fora bares e boates GLS, saunas gays ou nas Paradas do Orgulho, são raras as oportunidades que temos de encontrar gays atuando como gays ou exercendo seu papel de cidadão gay.

Esses espaços, ao contrário de confinar-nos em guetos, cumprem o importante papel de reunir-nos em torno de algo que, acima de tudo, temos em comum: a nossa homossexualidade. Percebo entre nós também uma dificuldade de se aceitar um líder – ou de ser aceito como tal. Líderes despontam naturalmente nos grupos e devem ter seu potencial de liderança incentivado e aperfeiçoado de forma a atender aos anseios do grupo. Líderes brotam; não se impõem como tal. É claro que existem sempre incautos aproveitadores que se arvoram a líderes sem liderados.

Esses são facilmente identificados pelos interesses sempre voltados para si próprios e não para o coletivo. Mas existem líderes autênticos entre nós, com o desprendimento característico dos grandes líderes sendo desperdiçados, desprestigiados, desconstruídos por venenos, conchavos e armações. Como bons e normais cidadãos, transitamos entre os homossexuais autônomos, aqueles que decidem por si mesmos e formulam suas próprias idéias e aqueles que sequer param para considerar outros pontos de vista e construir sua opinião e simplesmente seguem o senso comum.

Nem me arrisco a dizer qual grupo prepondera, mas reconheço que, no geral, gays e lésbicas possuem uma autocrítica bastante rígida: gays exigem muito de seus pares e um gay, quando considera o outro bom, é porque ele é bom mesmo! Gay é tudo, menos gado a ser conduzido como um rebanho. Finalmente, percebo que o caminho é a mobilização. Se colocarmos gays, lésbicas, bissexuais e pessoas trans lado a lado, se proporcionarmos um ambiente de convivência sadio, onde consigamos trocar idéias e construir nossa identidade coletiva daremos, com certeza, mais importância à nossa orientação sexual, como elemento aglutinador.

As organizações não-governamentais que lutam pelos direitos dos homossexuais precisam abrir suas portas para reuniões em espaços de convivência e educação entre pares. Não dá mais para fazer militância de gabinete e tentar impor uma liderança sem o respaldo das bases. Precisamos deixar brotar nossos líderes, incentivá- los, admirá-los e orientá-los no sentido de cumprir aquilo que queremos e precisamos de alguém que nos representa.

Além do mais, não entraremos nas Câmaras, no Senado, ou nos corredores do poder em massa. Precisamos aceitar e escolher quem queremos que nos represente e começarmos efetivamente a construir uma trajetória de representação política dos homossexuais no cenário nacional.

Camisinha sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentario.