sábado, 13 de agosto de 2011

Juiz de Fora - 13/08/2011


Pelo menos 169 paradas e eventos alusivos ao orgulho LGBT serão realizadas no Brasil em 2011. A maior quantidade no Rio de Janeiro, onde acontecem 31 eventos. Segue o Pará, com 26, e Minas Gerais, que sedia 21 Paradas do Orgulho Gay. Ou 20, já que a Parada de Arcos, que deveria acontecer em 18 de junho, teve seu alvará revogado por pressão dos vereadores evangélicos junto ao prefeito da cidade.

A "temporada" mineira de paradas gays se estende por todo o segundo semestre e começou efetivamente com o estrondoso sucesso da Parada de Belô, no dia 24 de julho. No último domingo, tivemos a 7ª Parada Gay de Contagem, que reuniu cerca de 80 mil pessoas, e amanhã acontecem a 4ª Parada do Orgulho LGBT de Ituiutaba e a 10ª Parada de Betim. No próximo final de semana é a vez da 8ª Parada do Sul de Minas, em Alfenas.

A partir de segunda-feira, porém, as atenções se voltam para Juiz de Fora, que sedia, durante toda a semana, o 14º Rainbow Fest. O evento político-cultural se encerra com a 9ª Parada do Orgulho Gay, no sábado, 20 de agosto, que espera reunir 120 mil pessoas. Entre as atividades previstas na semana, estão a primeira Conferência Municipal LGBT, seguindo o chamamento do governo federal, e o primeiro Encontro Nacional de Gays (Engaids) nos dias 18 e 19 de agosto, cujo eixo central estará focado na Aids e nas vulnerabilidades amplificadas pela homofobia.

Juiz de Fora espera receber cerca de 10 mil turistas durante estes dias, o que promove uma injeção significativa de recursos na economia local e agita as caixas registradoras de comércio e serviços da cidade. São inúmeras atividades paralelas, como as festas de marcas (Stomp e Pulse), que acontecem nos clubes e salões e o Concurso Miss Brasil Gay, tradicional momento de luxo e transformismo, em sua 35ª edição no Ginário do Sport Clube.

Não satisfeito, o MGM (Movimento Gay de Minas), com o apoio fundamental da Prefeitura de Juiz de Fora, montou a Cidade Rainbow, uma gigantesca estrutura de palco, som e luzes, praça de alimentos e bebidas, onde estão programados shows de drag queens e música eletrônica, com apresentações de DJs nacionais e internacionais. Durante todas as atividades, serão distribuídos cerca de 50 mil preservativos, o que significa dizer que os gays que visitam a cidade entenderam a mensagem.

Camisinha sempre!


3 comentários:

  1. Olá Oswaldo, tudo bem? Esta olhando o site MGM- Portal Gay de Minas , pois li um artigo o qual continha esse endereço e de lá fui até seu blog. Gostei muito dos artigos e do se blog. Faço um projeto de pesquisa na minha faculdade sobre Gênero e Diversidades na Escola e vi que teve a pouco tempo um evento em Juiz de Fora que tratava do assunto que estou estudando. Queria saber se tem algum evento por esses dias em Juiz de Fora ou em alguma cidade por perto. Queria colher alguns dados para o meu projeto. Vi em seu blog que tinha seu endereço do msn e tomei a liberdade de adicioná-lo. Se puder contribuir com algumas informações serei muito grata! Aguardo!! Taita Alves

    ResponderExcluir
  2. Olá, Taita. mande seu email que coloco vc em contato com a equipe que trabalha com escolas.
    Obrigado pelo interesse.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  3. Olá Oswaldo. Segue ai o meu e-mail! Muito obrigada pela atenção! talita.alves17@hotmail.com .
    Abraços

    Talita

    ResponderExcluir

Obrigado por deixar seu comentario.