segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Provincianismo - 03/09/2012



Uma boa avaliação das estratégias e das equipes de comunicação dos candidatos pode mostrar como se dará a política de comunicação do vencedor.



Desde menino ouvi brincadeiras sobre a terra natal da minha mãe, Caratinga: terra de gente brava, gente que não engole desaforo. Destacava-se a história do nosso Tio Doca, assassinado por adversários políticos durante as eleições de 1950, quando nossa democracia ainda engatinhava e a disputa polarizava-se entre PSD e UDN.

De lá pra cá, nossa democracia se modernizou, mas mantemos vestígios dessa selvageria tola e desrespeitosa que tornam as campanhas políticas, principalmente nas cidades do interior, uma guerra onde respingam estilhaços para todo lado. Adversários políticos desqualificam pessoas, obras e carreiras construídas durante toda uma vida, pelo simples fato de se posicionarem em lados políticos diferentes.

Esperançoso de participar e colaborar na construção de um processo político mais civilizado, tenho acompanhado os debates que se travam nas redes sociais, às vésperas das campanhas para prefeito e vereadores. Preocupa-me a forma como esse provincianismo passional se refletirá numa futura política de comunicação social na estrutura montada pelos vencedores. Como se pretende garantir uma estratégia ética e participativa num futuro governo, quando o que assistimos são comunicadores destemperados, que desrespeitam e se utilizam da desqualificação pessoal e profissional de seus não alinhados?

Os marketeiros de hoje serão os assessores de amanhã. O entendimento do que é ou como deve ser um processo de comunicação pública pode ser visto nas estratégias das campanhas e fatalmente se refletirá nos gabinetes da Prefeitura ao se proclamar um vitorioso. Quando uma assessoria de comunicação governamental se encarrega de servir a um dirigente e defender seus interesses, em detrimento dos interesses e direitos dos cidadãos, ofuscamos sua função principal que é garantir à população o acesso a informações corretas, desprovidas de interesses pessoais, de grupos, ou partidos, mesmo que majoritários.

A vitória democrática não pressupõe o extermínio dos opositores e cabe ao vencedor garantir o seu direito de expressão e o acesso de todos a informações verdadeiras e isentas. Ao contrário do que acontece durante o processo eleitoral, os serviços de comunicação governamentais não existem para construir a imagem de seus chefes, mas para garantir o direito dos cidadãos a informações e assim, efetivar o processo legítimo do controle social.

Cabe a nós avaliarmos sua forma de conduzir essas campanhas; sua reação frente aos adversários, às críticas; sua visão do processo de comunicação como um direito cidadão; e, principalmente, a forma como os candidatos enxergam e orientam seus comunicadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por deixar seu comentario.